pre_impressao_cmyk_RGB_pre_press

Quando a cor da impressão fica diferente da cor no monitor

Postado dia

Esse gráfico é uma representação da gama de cores com 3 legendas específicas muito importantes para se entender que o que se vê na tela de seu computador, por vezes não será vista na impressão.

Dando uma explicação bem simples, a marcação em cinza (Adobe RGB), significa a gama de cores que a tela do seu monitor pode atingir, a marcação em amarelo (Coated CMYK), significa a gama de cores que o papel couchê, usado em livros ilustrados e revistas, consegue atingir, já a marcação em lilás (Uncoated CMYK), é a gama de cor que o papel off-set atinge.

gama_de_cores_RGB_CMYK

Vendo o gráfico ao lado, fica mais fácil entender que uma imagem consegue atingir maior variação tonal em um monitor que quando impressa em papel, sendo necessário uma intervenção do profissional de tratamento de imagem para conseguir aproximar as cores e gamas (tons) da imagem impressa o máximo possível das cores e suas gamas vistas na tela. Repare que dependendo da qualidade do papel, essa perda ainda pode ser maior.

Explicar ao cliente essas limitações, facilita seu entendimento ao resultado final de seu impresso, seja um anúncio, um folder, um catálogo ou um livro. Isso não quer dizer que a imagem impressa não fique tão bonita quanto a imagem da tela do seu monitor, mas de fato certas cores que são vistas na sua tela, não têm como serem reproduzidas em um impresso, a não ser que se use um cor especial para isso, uma cor Pantone, por exemplo.

1 comment

  1. avatar
    Paulinho

    Boa abordagem meu amigo Rick!
    Para os mais entendidos no assunto, vale abordar “calibrar telas X provas”.
    Forte abraço

    reply

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>